Mais Negras na Política é uma Campanha de Comunicação e Plataforma Colaborativa de Conteúdos para o Enfrentamento à Violência Política de Raça e Gênero (VPRG). Aqui é possível encontrar textos informativos sobre o que é Violência Política de Raça e Gênero; pesquisas; produções gráficas; além de orientações para realização de denúncias de Violência Política de Raça e Gênero.

A iniciativa é desenvolvida pelo Rede A Ponte, Elas no Poder, Frente de Mandatas e Mandatos Coletivas, Instituto Alziras, Instituto Update, Lamparina, Observatório Feminista do Nordeste, Odara – Instituto da Mulher Negra e Rede de Feministas Anti Proibicionistas (RENFA) – organizações antirracistas ou negras, feministas, que seguem articuladas desde fevereiro de 2024, a partir do Encontro + Representatividade, realizado pelo Instituto Update, em Salvador (BA), com intuito de pensar estratégias para aumentar a representação das diversidades de mulheres, pessoas negras e indígenas na política institucional.

O QUE QUEREMOS?

  • Incidir na disputa de narrativas sobre a Violência Política de Raça e Gênero; 
  • Apresentar as produções e pesquisas sobre Violência Política de Raça e Gênero realizadas pelas organizações que impulsionam a Campanha;
  • Fortalecer as estratégias de comunicação das organizações articuladas em rede para o enfrentamento à Violência Política de Raça e Gênero;
  • Divulgar denúncias de casos de Violência Política de Raça e Gênero;
  • Contribuir para a amplitude, qualificação e disseminação da Lei nº 14.192/2021, que alterou o Código Eleitoral e tornou crime a violência política de gênero.

Rede A Ponte

A Rede A Ponte é uma rede de mulheres especialistas nos mais diversos temas de política pública criada com o propósito de promover a carreira de mulheres na política e fortalecer a representatividade da democracia brasileira. Criada em 2021, oferece apoio contínuo, personalizado e gratuito para mulheres eleitas no legislativo (municipal e estadual), promovendo políticas públicas desenhadas com base em dados e evidências e implementadas com rigor técnico para chegar nos grupos mais vulneráveis.

redeaponte.org/

Instituto Alziras

O Instituto Alziras é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 2017 com a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em sua diversidade, na política e na gestão pública, para qualificar a democracia brasileira e a construção de soluções para problemas públicos. Para isso, busca consolidar uma rede de apoio, articulação e  cooperação feminina na vida pública; produzir e disseminar narrativas que valorizem a  participação das mulheres nos espaços de poder; e inspirar/encorajar meninas e  mulheres das gerações atuais e futuras a participarem da política.

alziras.org.br

Odara

O Odara – Instituto da Mulher Negra é uma organização negra feminista, centrada no legado africano, sediada em Salvador, na Bahia. O Instituto surgiu em 2010 com o compromisso de atuar pelo fortalecimento da autonomia e garantia de direitos das mulheres negras, e pelo enfrentamento às violências raciais e de gênero.

A partir desta visão, desenvolvemos e apoiamos programas, projetos e agendas que têm por objetivo combater e atenuar os efeitos do racismo, sexismo, LBTfobia e formas correlatas de opressões, que provocam um conjunto de desvantagens para a população negra, e em especial para as mulheres negras.

Nossa incidência política está organizada a partir dos Programa de Direitos Humanos, Programa de Comunicação, Programa de Educação e Formação Política e Programa de Saúde das Mulheres Negras.

O Instituto Odara mantém diálogos e parcerias com organizações de mulheres negras da Região Nordeste, do Brasil e da América Latina, por acreditarmos que a luta por liberdade e emancipação do povo preto e a construção de uma sociedade de Bem Viver precisa acontecer de maneira transnacional.

institutoodara.org.br

Observatório Feminista do Nordeste

Observatório Feminista do Nordeste é uma organização político profissional de mulheres negras periféricas e feministas antirracistas que realiza pesquisas, monitoramento legislativo, incidência e articulação política com o objetivo de fortalecer a democracia a partir da participação política das mulheres, em especial mulheres negras da região nordeste do Brasil.

negrasdonordeste.org.br

Frente Nacional de Mandatas e Mandatos Coletivos

A Frente Nacional de Mandatas e Mandatos Coletivos surge em 2020, após a eleição de mais de 25 candidaturas coletivas. Defende a coletividade como uma outra forma de estar na política institucional e nos parlamentos. Fazendo com que os grupos invisibilizados possam estar nesses espaços. A coletividade das candidaturas viabiliza  colocarem mais pessoas negras, LGBTs, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas no protagonismo, colocar a periferia no centro.

instagram.com/frentecoletivas

Elas no Poder

Elas no Poder é um projeto que torna as campanhas femininas mais competitivas e preparadas, quebrando barreiras que impediam elas de chegar ao poder. Em 2019, nos tornamos oficialmente uma ONG e começamos a expandir a nossa atuação para todo o Brasil! Hoje temos mais de 70 voluntárias espalhadas pelo país e pelo mundo! Com esse timaço estamos tocando muitos projetos que ajudam mulheres a ocupar seu espaço no poder. Uma dessas iniciativas nasceu em 2020: a Plataforma Im.pulsa. Idealizada em parceria com o Instituto Update agora temos um outro espaço para treinar e conectar a próxima geração de mulheres líderes. E estamos só começando: agora queremos alçar voos cada vez mais altos com a missão de aumentar a participação das mulheres, fortalecendo suas atuações nos espaços de poder político!

elasnopoder.org

Lamparina

Lamparina é uma organização liderada por mulheres que acredita no poder de aumentar a adesão cultural da nossa sociedade à democracia, com justiça de gênero, racial e climática.

Produzimos mudanças poderosas tecendo e apoiando ecossistemas narrativos e campanhas coletivas com comunicação estratégica e pop.

lamparina.org

Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA)

A Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA) é uma organização política feminista, antirracista, supra partidária e anticapitalista, criada para atuar em rede na luta pelos direitos humanos e fortalecimento político das mulheres e pessoas trans. Nosso objetivo é transformar os modelos de controle pelos sistemas de opressão racista, patriarcal e capitalista, em especial no campo das políticas de drogas. Estamos organizadas em 11 coletivos locais: AL, BA, CE, DF, MG, PA, PE, RJ, RN, RR e SP.

renfa.org/

Instituto Update

Somos uma organização que  atua para fortalecer iniciativas e potencializar práticas inovadoras que nascem da imaginação política das mulheres e diversidades.

No Instituto Update trabalhamos para que os sistemas políticos sejam mais participativos e populares, com maior diversidade e representatividade na América Latina. Aproximamos mais  lideranças e seus territórios da política institucional latino-americana.

institutoupdate.org.br/